Contagem regressiva!!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Pontinhos de luz... no forninho!

Realmente o milagre da vida é um mistério.... depois de alguma ansiedade, trânsito, arrumar um lugar pra almoçar perto da clínica... confusão... e tal... cheguei no horário marcado.... já cheguei tomando 3 copinhos de água - para a transferência a paciente tem que estar com a bexiga cheia - foi aguardar um pouquinho para ser chamada. Enquanto isso dei uma voltinha pela clínica e encontrei um cantinho cheio de santinhos, velas e um acendedor... já tinham 3 velinhas pela metade... peguei uma, por via das dúvidas, e acendi... daí pensei, pensei... peguei outra e acendi junto!!! Pra garantir o pedido!

Logo em seguida fomos chamados ao segundo andar... lá fomos nós... novamente colocar o aventalzinho, sapatinho, toquinha... e a enfermeira nos avisou que o médico e a moça da embriologia já vinha conversar conosco... vieram. E com uma surpresa... dos 9 óvulos colhidos, 6 continuaram se desenvolvendo normalmente (isso a gente já sabia até dois dias atrás), mas apenas 3 se transformaram em blastocistos... e desses três 2 estavam bem "bonitões", o que eles chamam de classe 5, e um estava mais "magrinho" - mas normal -, o que eles chamam de classe 1. Na opinião do médico e da embriologia os 3 deveriam ser implantados. Se deixasse o classe 1 pra continuar na estufinha por mais um dia, a embriologia acha que ele não sobreviveria... ao mesmo tempo se ele fosse implantado junto dos outros dois aumentavam as chances de eu conseguir um resultado positivo. E pela minha idade, 37 anos, está dentro dos padrões implantar 3.

Nem preciso falar que bateu uma paúra danada! E agora? Em cima da hora a gente tinha que decidir...estávamos preparados psicologicamente para implantar 2, agora 3? E se os 3 vingarem? Não tínhamos sequer pensado nisso. Bom, tínhamos ali 5 minutos pra decidir... perguntei todo o tipo de estatísticas que me passou na cabeça... "qtos por cento de chance disso? daquilo? daquiloutro?"... "Quais os riscos?"... bom, resultado... já que eu não poderia congelar, pelo menos dois, que era o que eu tinha planejado, então... decidimos por implantar os 3. Se assim não o fizesse... e não der certo... eu pra sempre pensaria: "E se eu tivesse colocado os 3?".

Fui para o centro cirúrgico... aquela rotina... perna pra lá... perna pra cá... o médico começa a "preparar o campo"... e observo que ao meu lado esquerdo tem uma janelinha que dá pra uma outra sala, meio escurinha, dá pra ver uma moça num microscópio eletrônico.... é lá que estão os filhotinhos....

Quando o médico dá o ok, a menina fala lá de dentro meu nome completo, levo um susto e chego a responder! Ela com todo o cuidado do mundo, entrega para outra moça, que está do lado de cá, um tipo de uma seringona gigante (eu estava meio longe, mas me parecia isso, uma seringa alongada de uns 30 cm)... nessa altura do campeonato óbvio que as lágrimas já estavam escorrendo e eu engolindo o choro pra barriga não chacoalhar muito!... A outra moça pega com a delicadeza de quem pega a mais rara porcelana chinesa.... e entrega para o médico...

Então ele diz onde vai colocar, mostra no vídeo, coloca... eu não sinto absolutamente nada... e de repente aparecem uns pontinhos brilhantes na tela... coisa mais engraçada, no meio daquela imagem preto e branco toda borrada que a gente pouco entende... aparecem bolinhas brilhantes... brilhantes mesmo, não é exagero..... tá aí uma imagem que não quero esquecer... se nada der certo, pelo menos eu sei, que naquele instante... eles estavam lá... e naquele momento, pelo menos, eu "estava" mãe... e o Mau pai... de 3!!

6 comentários:

  1. Fiquei emocionada! Estarei passando por isso em 30 dias. Gostei de ter achado seu relato.
    Deus te abencoe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Aline... não sei o que vai dar isso tudo... mas todas nós que estamos passando - já passamos, ou vamos passar - por este processo sabemos que não é fácil. Por isso te desejo coragem, força, fé e esperança. O melhor irá acontecer, sempre. Luz na sua jornada. Mar Brogg.

      Excluir
  2. Esse é sem dúvida um dos melhores blogs sobre o processo da FIV.
    Seu relato é emocionante e sem dúvida nenhuma o mais poético de todos os que li, principalmente o final quando vc diz que naquele momento vc estava mãe.
    Fiz minha implantação no dia 19/06/13. Haviam apenas dois blastocistos um 2AA e outro 3AA. Pulsaram 13 óvulos, mas como os leucócitos do meu marido estavam em contagem elevada a maioria não sobreviveu. Farei o HCG no dia 01/07, peço a Deus que esteja tudo bem.
    Não tenho boa relação com agulhas e mesmo que as agulhadas do tratamento em si não doam tanto, só o fato de pensar que teria que passar por aquilo tudo de novo me desanima.
    A adoção no meu caso não seria viável, pois meu marido não se sente confortável com a ideia e para adotar, sinceramente, acredito que vc precisa estar livre de todo e qualquer preconceito.
    Enfim, Deus é quem sabe o que a vida nos reserva.
    Mais uma vez, parabéns por seu depoimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, me emocionei com a parte do poético... então... vc já deve ter feito seu HCG e seja lá qual foi o resultado q Deus t ilumine, sempre! Abç!

      Excluir
  3. ..."Então ele diz onde vai colocar, mostra no vídeo, coloca... eu não sinto absolutamente nada... e de repente aparecem uns pontinhos brilhantes na tela... coisa mais engraçada, no meio daquela imagem preto e branco toda borrada que a gente pouco entende... aparecem bolinhas brilhantes... brilhantes mesmo, não é exagero..... tá aí uma imagem que não quero esquecer... se nada der certo, pelo menos eu sei, que naquele instante... eles estavam lá... e naquele momento, pelo menos, eu "estava" mãe... e o Mau pai... de 3!" Me senti lá naquela sala com as pernas para o ar... Quero fazer a FIV mas tenho mto medo da frustração... Admiro sua coragem e otimismo nos relatos, eles encorajam a gente! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fer... A gente só se arrepende daquilo q não faz.... CORAGEM! Se entregue ara a vida... Pode ser q nem sempre as coisas aconteçam como a gente planeja.... Mas sempre enriquecemos nossa história... Bj e espero notícias suas!

      Excluir